James Womack e Daniel Jones colaboram na escrita deste texto para apresentar os princípios fundamentais que regem a mentalidade enxuta (também conhecido como pensamento lean). Com base em uma pesquisa detalhada que foi feita com cinquenta empresas ao redor do mundo, os autores conseguem transcender as práticas gerenciais e organizacionais que dominam o mercado há tanto tempo para sugerir uma nova abordagem sobre a organização empresarial e a estratégia competitiva. Através da explicação sobre o que talvez seja o sistema mais eficiente da história da manufatura, o Sistema Toyota de Produção, a obra mostra como a Toyota criou e aplicou a produção lean em suas fábricas, tornando-a líder em seu segmento.
A Mentalidade Enxuta Nas Empresas Ebook Download
Quer você esteja apenas começando a aprender sobre gestão enxuta ou já seja um especialista experiente acreditamos que estes livros deveriam ser leitura obrigatória para todos os praticantes e entusiastas do Lean. Estas recomendações vão desde os clássicos que foram fundamentais na evolução da manufatura enxuta até os pensadores Lean contemporâneos, de guias práticos e livros sobre métodos Lean a cartilhas sobre os princípios de gestão Lean, incluindo também livros sobre as perspectivas da mentalidade, cultura, liderança e estratégia do Lean.
O conceito de gestão Lean (ou produção enxuta) foi adotado por empresas de todos os tamanhos em praticamente todos os setores, desde a indústria de manufatura até o setor de varejo, indústria de serviços e até mesmo em hospitais. Isto porque o Lean se concentra na melhoria da qualidade, atendimento ao cliente e como as informações e materiais fluem, fornecendo princípios para criar valor e um roteiro para a transformação organizacional.
Para que as empresas sejam competitivas os líderes devem envolver as pessoas em todos os níveis, a fim de concentrar sua energia e capacitá-los a aplicar os princípios enxutos em tudo o que fazem. O desdobramento da estratégia, denominado hoshin kanri pela Toyota, provou ser o processo mais eficaz para enfrentar este desafio contínuo. Em seu novo livro Fazendo Acontecer a Coisa Certa o autor e membro do corpo docente do Lean Enterprise Institute Pascal Dennis descreve os detalhes básicos da implantação da estratégia, respondendo a duas perguntas difíceis que podem levar ao suecesso ou ao fracassso da transformação enxuta de uma empresa:
Após estudar o Sistema de Toyota de Produção (STP), Womack e Jones foram atrás de empresas que se inspiraram no STP para criar suas próprias organizações enxutas. Nesta busca conseguiram observar e consolidar os principais padrões e princípios adotados por essas empresas que fizeram as mesmas saírem da gestão convencional e dar um salto rumo à empresa enxuta, um verdadeiro "Salto de Fé" que deu muito certo para estas empresas e continua dando certo para as novas empresas que se inspiram na filosofia Lean. É este salto (o qual apelidei de "Salto de Fé" por requerer coragem e determinação) que os autores incentivam que as empresas de qualquer segmento deem utilizando os princípios do Lean Thinking. Pensar de forma enxuta (Mindset) é o primeiro passo para formar a liderança Lean na organização.
Atualmente, as organizações buscam formas de tornar os seus processos logísticos cada vez mais eficientes, visando a manterem-se competitivas no mercado, que vem apresentando desafios constantes. Não basta apenas fazer o trivial nas operações, é preciso inovar, achar maneiras diferentes de se fazer os processos logísticos para se chegar a lugares e resultados diferentes, nos quais a concorrência não chega. Nesse sentido, empresas de diversos setores industriais vêm estruturando a implantação das práticas enxutas, devido à filosofia lean buscar continuamente a agregação de valor por meio da redução de desperdícios. Essa filosofia é cada vez mais implantada em diversas áreas, e não apenas na manufatura, como era o usual. Apesar de implantar a filosofia, a maioria das empresas vive a ilusão de achar que chegou à totalidade da implantação e do desenvolvimento, quando na verdade não possui um método estruturado para avaliar o quão desenvolvida a filosofia lean está. Nesse contexto, o presente livro teve como objetivo elaborar um método para avaliação do grau de desenvolvimento, de práticas lean na logística interna de empresas industriais. São apresentados quatro estudos de caso que foram construídos por meio da aplicação de um método para calcular o Grau de Desenvolvimento do Lean na Logística Interna (GDLLI). O método é composto por constructos encadeados em seis atributos, 22 dimensões e 200 práticas, todos voltados para o lean na logística interna, os quais foram definidos com base na pesquisa bibliográfica e na experiência dos autores em práticas logísticas e industriais.
O livro identificou aspectos importantes em relação ao lean na logística interna, visando à construção do método; estabeleceu os constructos e respectivos processos da logística interna sob a abordagem da filosofia lean; estruturou os indicadores da logística interna com base nos constructos identificados; ponderou os constructos do método com experts acadêmicos e profissionais envolvidos com o lean e a logística interna; e a relevância e a pertinência do método foram legitimadas por meio da aplicação em empresas industriais. Conclui-se que, por meio da aplicação do método, o direcionamento de ações enxutas na logística interna pode ocorrer de forma estruturada e criteriosa, fazendo com que os focos estejam mais bem alinhados com a estratégia da empresa.
O capítulo 2 discorre sobre os fundamentos e a evolução dos conceitos da logística. O capítulo 3 aborda sobre a filosofia lean. Na sequência, o capítulo 4 trata dos princípios da mentalidade enxuta na logística. Em seguida, o capítulo 5 discorre sobre os sistemas de medição e avaliação de desempenho.
Ao tratar dos assuntos referentes à logística lean e suas abordagens, os autores propuseram capítulos que fundamentam a logística e o lean, sendo que a abordagem logística trouxe evolução e conceitos. Já o tema lean foi explorado com mais profundidade e foram abordados temas como: filosofia lean, princípios da mentalidade enxuta na logística, valor e desperdícios na logística enxuta, ferramentas lean aplicadas à logística e o sistema de mediação e avaliação de desempenho. São temas que precisam ser compreendidos pelas organizações para dar cabo ao desenvolvimento das melhorias lean na logística interna, além do mais, fornecem respostas a uma série de questões enigmáticas e notáveis no âmbito da logística interna lean, entre elas:
O Lean Thinking - ou mentalidade enxuta - busca o máximo valor por meio da eliminação de desperdícios. Foi criado e implantado primeiramente pela Toyota e hoje é utilizado pelas maiores organizações do mundo. Você vai entender os princípios para a aplicação da mentalidade enxuta, buscando melhoria contínua e maximizando o valor agregado em processos, produtos e serviços.
O Lean Thinking te dará noções amplas da filosofia que vem transformando empresas com processos tradicionais em empresas enxutas e altamente lucrativas, com a visão de desperdícios, redução de perdas, aproveitamento máximo de recursos de mão de obra e aumento da produtividade de forma estruturada.
Nesta etapa, a ideia é um nivelamento de toda a equipe no que tange a teoria da construção enxuta, engajando colaboradores dentro da mentalidade de enxergar os fluxos de produção, combater desperdício e gerar máximo valor agregado ao cliente final. 2ff7e9595c
Comments